Contando com uma equipa técnica que dispõe de uma experiência reconhecida neste domínio, adquirida pela realização de centenas de relatórios geotécnicos em diferentes países, a ENGGEO é uma referência nesta área.
A prospecção geológica e geotécnica envolve um conjunto de práticas que, independentemente do número e do tipo de ensaios em que se baseiam, ou do grau de complexidade das técnicas a que recorrem, têm um propósito comum: recolher informação que permita caracterizar um determinado maciço.
Esta caracterização não é, porém, uma consequência directa e imediata da campanha de reconhecimento. Com efeito, uma vez concluídos os trabalhos de prospecção, inicia-se uma nova fase – elaboração do relatório geotécnico. A elaboração deste documento compreende o processamento, análise e interpretação da informação que a prospecção geológica e geotécnica permitiu recolher, possibilitando assim a atribuição de um modelo geotécnico ao maciço em estudo, onde se inclui a definição dos respectivos parâmetros geomecânicos.
Torna-se então evidente que a campanha de prospecção só será útil se a informação que permitir obter for convenientemente interpretada, o que confere uma importância decisiva ao relatório geotécnico.